11 de janeiro de 2012

Bichinhos.

Não sei se é pra tentar diminuir meu sentimento de culpa, se é porque acho que devo uma satisfação, mas resolvi postar o desfecho da história que começou aqui.

Depois que ficamos com os 7 marrequinhos que sobraram, não tínhamos idéia de onde colocá-los pra passar a noite. Como temos um viveiro vazio grudado com o do Loro, pusemos os bichinhos lá dentro, com cobertor gigante, comida, ração e fechamos todas as frestas com plástico.
No dia seguinte, quatro tinham morrido de frio!! Dois meio capengas e só um 100% por cento.
Santa ignorância, como sobreviveriam sem a mãe?? Sem o calor intenso dela?

Depois de esquentá-los com a mão, coloquei-os numa caixa que chamamos de chocadeira, que é aonde ficam os papéis para xerox, tem uma grade na base e uma lâmpada embaixo. Durante o dia, dois morreram na minha mão... horrível! um último piado forte e depois mais nada. Ridículo ficar tão sentida com o ocorrido? chorar por uns bichinhos tão indefesos?

O que sobrou, batizado de Nick ganhou esta casa:

Coisica mais linda do mundo... tomava banho, comia, bebia água e ia se aquecer debaixo da lâmpada. Ficou menos arisco e me acompanhava quando estava solto (agora o lugarzinho dele era um cercadinho no corredor do escritório).
Duas semanas se passaram, ele cresceu sem que tivéssemos percebido e...
amanheceu com esse troço nos olhos, ceguinho, ceguinho... parecia uma bolha, tipo clara de ovo quando fritamos rss

Lá vou eu no veterinário explicar o ocorrido. Com uma pomada antibiótica e colírio passados 2x ao dia, os olhinhos se recuperaram:) E aprendi, com uma protetora, que lâmpada artifical desidrata e que o correto é garrafa pet com água quente envolta em jornais.

nadava de manhã, fazendo a alegria de todos que entravam pela recepção...
assim que eu entrava no cercadinho pra alimentá-lo ele se aproximava piando alto e subia na minha mão para ser acariciado, muito do danado.
Até que na 2ª feira de manhã, encontrei-0 com os pés todo enrolado em cabelos!? Capengando... (nos finais de semana fazia a casinha dele no banheiro da mulher da limpeza, com água, comida, cobertor que ele se aninhava). Cortei o que consegui e levei-o ao veterinário. Foi tirado o resto e a vet. falou que não precisava fazer nada, que o "fio" não tinha entrado muito na perna (mas passei antisséptico). Ficou o resto do dia no sol, na sombra, mas não me acompanhou nenhuma vez. Na manhã seguinte, amanheceu morto. Do que morreu?? Foi falta de cobertor que não coloquei? (estava calor e tive medo de mais fios soltos); alguma infecção?
O que me consolou um pouco foi minha sobrinha, bióloga, dizer que raramente um bichinho de penas sobrevive sem a mãe... que dó... já tinha conseguido uma "colônia de penas" para recebê-lo.

O caso do Faísca:
Comecou com uma coriza estranha no nariz, uns espirros sem razão aparente. Veterinário de novo... diagnóstico: cinomose! Ele veio pra cá com aprox. 3 meses, sem vacina nenhuma, óbvio.
Depois do tratamento de impacto, hoje está bem desorientado; sente dor. Pego ele pra brincar, pra ver o estado dele; corro em linha reta... ele vem todo destrambelhado atrás de mim - aí eu páro, viro, e ele cai! Agora estamos dando um regenerador pros músculos, nervos; mas tá difícil. Ele não pode entrar em contato com os outros animais, não pode ser socializado, por enquanto, com os outros. Vive isolado no canil; só saindo quando eu possos pegá-lo e ainda é um filhote! Que sina! O que fazer?

E esse é o nosso Loro, acho que eu ainda não o apresentei. Veio totalmente despenado, na época que uns loucos daqui "compravam"os bichinhos do Norte/Nordeste. Depois de muito brigar e dizer que eu ia denunciá-los parou de chegar esse tipo de animal por aqui (que eu saiba). Ele foi alimentado com colherzinha com um mingau de milho que a gente fazia e acabou crescendo bem.
Está aqui há 17 anos.
tem asas e não pode voar... lamentável não? Se soltarmos, morre. Teve uma época que cortavam as penas da asa dele, mas ele voava baixinho e batia nos móveis, caia zonzo. Agora não sai mais.

Não acho errado, pra quem gosta e quer, comprar um já nascido em cativeiro; mas tirar do ninho, isto é triste demais.

Bom, pra quem me conhece, sabe com os bichinhos são importantes para mim. Como eu abomino crueldades com eles e como fiquei mal em achar que podia ser a toda poderosa e poder substituir a natureza. Deu no que deu.
Me sinto pra lá de aliviada em ter podido compartilhar com vocês essa experiência e reforçar minha máxima: "cada macaco no seu galho".

29 comentários:

  1. Você fez o que pode pelos bichinhos. E isso foi muito bonito. Espero que os que ficaram continuem bem ou melhorando sempre, no caso do cachorrinho.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  2. Ei! Que abençoada por Deus você é, Flor! Pode ter certeza me emocionei muito! Parabéns, continue assim, siga em frente. Obrigada pelo carinhoso post que tive o prazer de ler hoje. Beijinhos! Sandrinha-Brasília (chicory88@gmail.com)
    FLORARTE

    ResponderExcluir
  3. Fiquei tão triste... tadinhos dos patinhos...
    Fico contente de saber que há quem cuide dos animais e que dê assim tanto por eles!

    Bjs

    Mónica

    ResponderExcluir
  4. Acho maravilhoso seu desprendimento com o bichos. Fico fascinada quando leio seus post a respeito deles, você retrata todo sentimento deste coração (que com certeza é enorme).
    Sinto muito pelos marrequinhos, e estimo melhoras ao Faísca.
    Parabéns por todo este cuidado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. O Ká, fiquei triste com a história do marrequinhos, mas imaginei que não seria fácil eles se adaptarem sua sobrinha est correta, o Loro é muito triste isso ver que existe seres humanos que fazem isso, estou torcendo pelo Faísca , tive uma cachorrinha pipoca e consegui recuperá-la na época com vitamina E e outra que não me lembro agora, uma cuidadora me passou. Ela ficou muitos anos conosco depois de passar por essa bendita doença. Vou contar algo que você vai achar loucura, nem sei se já contei, mas os cachorros aqui de casa meu Pai, nunca quis deixar castrar, ele vive dizendo se eu gostaria que fizesse isso comigo. Briga feio, diz que devemos cuidar do animal. Aff! A briga já foi feia aqui em casa. Estou com uma foto de um cachorro do sítio de uma amiga para adoção de um cachorro, colocamos nome nele é Zecão, eu ainda não coloquei no blog, disse para ela colocar no facebook, de repente o resultado é melhor, mas consegui falar com uma amiga que participa de uma feira de adoção e iremos levá-lo, espero que ele consiga uma família legal.
    Parabéns Ká, é assim mesmo a gente sente pacas, mas ainda bem que les encontram pessoas assim. Foi bom você compartilhar conosco.
    Bjs peço desculpas pela longa escrita. rsrs

    ResponderExcluir
  6. Katia,

    Você fez o que pode para melhorar a passagem deles por aqui.

    Tenho muito orgulho de ver o quanto você se importa com os animais.

    Beijos,
    Valesca

    ResponderExcluir
  7. Ká, vc é uma pessoa muito especial e fez o que pode e pronto. Amiga sei o quanto vc sofre assim como nós mas fazer o que, né? A gente tenta e fazemos o q está em nosso alcance. É isso. Adivinha? A família aumentou... agora, nós temos um Frederico. Um cachorrinho com corpo pequeno e cabeça grande. Muito bonitinho. Depois te conto a história dele. Um beijão!

    ResponderExcluir
  8. Minha querida você fez o possível e o impossível. Já se sabe que qundo nos apegámos a dor da perda é profunda.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Entiendo y comparto tus sentimientos, las "madres" somos asi, creemos que podemos con todo y contra todo y en cada pichon, o cachorro invariablemente vemos un bebe... aunque a veces comprobemos que no es asi, jamas dejaremos de intentarlo. Tus anecdotas de animalitos son muy lindas y tiernas aunque no todas tengan final feliz. Yo trabaje algunos años en una Fundacion ecologista, y ahi aprendi que debemos protejer y cuidar ...sin intervenir...y eso es muy dificil de entender no crees?. Te deseo mucha suerte con tus "bichinhos", eres una persona sensible y por eso eres muy afortunada. Un beso,

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ka!
    Fiquei penalizada com a história, mas você fez o melhor que pode (e como fez!). Estimo melhoras para o Faísca e tenho que dizer que amei as fotos do Frederico (sabe como é: tenho queda por gatos de 4 patas - e de 2 patas também - ha ha ha). Bjs.

    ResponderExcluir
  11. OI Ká ,
    Que bom que vc nos contou , sempre ficava me perguntando o que tinha acontecido com os ´´patinhos`` , foi uma pena terem todos morrido , fiquei muito triste com seu relato , mas ainda esperançosa que o Faisca melhore , esse post me emocionou muito , mostra claramente a pessoa que vc é.Uma pessoa maravilhosa!!!!Bjusss

    ResponderExcluir
  12. Nossa que fofa você é, espero que continue sempre assim.
    Os bichinhos vão adorar .
    Parabéns!
    Abraços,
    marli

    ResponderExcluir
  13. Que amor grande pelos animais! Muitos são tão maltratados, mas tão carinhosos! Parabéns por esse amor!
    Ká tem sorteio no blog,passa lá! bjs Nina

    ResponderExcluir
  14. ô dó dos marrequinhos... Mas é difícil mesmo criar os bichinhos sem a mãe. Faz tempo que eu não tenho 'crias', mas da última vez que contei, tinha tratado e arranjado dono para uns 50 entre gatos e cachorros. Cansei de acordar de madrugada pra dar de 'mamar' em conta-gotas pros bichinhos que tinham sido tirados das mães cedo demais. Perdi vários, mas é da vida, né? A gente faz o que pode...
    (E sobre a proposta indecente que você deixou lá no blog, dá uma olhada no meu stash no ravelry que tá tudo lá. se for uma cor para a qual eu não tenha planos, podemos conversar :D)

    ResponderExcluir
  15. Tadinho do marreco, com certeza o Faisca vai se recuperar logo!!!Sorte do loro né, tem vc pra cuidar, é praticamente um filho!!!!bjos

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Passei para te desejar um bom fim de semana.
    Passa no meu blog e visita o meu novo espaço.
    Beijinhos
    Cat

    ResponderExcluir
  17. Ká. Voce é especial. Tens feito o que pode e entendo tua agonia quando algum vai embora. Cada vez te admiro mais. Bom final de semana. Bjos Elaine Carlini

    ResponderExcluir
  18. Poxa Ká, se todo mundo tivesse um pouquinho do seu amor pelos bichinhos, a gente ia ter um mundo bem mais feliz.
    Parabens pela sua dedicação. E Ká, ... chorar pela perda de um animalzinho querido num é ridiculo. Tb já chorei muito. Bjsss

    ResponderExcluir
  19. Vim deixar um beijo e desejar um feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  20. Olá Kátia! eu acho que São Francisco te escolheu a dedo para ser representante dele aqui na terra!
    Todas essas estorinhas dariam para fazer um livrinho para crianças, tipo como respeitar os animais ou eles sentem como nos, etc. Achei tudo comovente. BJO!
    * A minha Estrela teve um derrame, menina, foi um caos, agora esta melhor!

    ResponderExcluir
  21. ah amiga...que triste!
    mas fico emocionada com teu cuidado com os animais, mais que isso, com teu amor.
    Parabéns amiga.
    bjs e uma linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
  22. ótima semana pra vc
    participe do sorteio de
    um tablet no meu blog,ok
    boa sorte!!
    mil bjinhos♥
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  23. Vim deixar um beijinho!

    Boa semana!

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Puxa vida fiquei emocionada e nem sei o que te falar...parabéns pela sua dedicação.

    Bjs,
    Marcia Quadrado

    ResponderExcluir
  25. Cansadíssima, com dor nas costas e nos braços e até na ponta dos dedos, mas CONSEGUI!!!!
    Já está na cama.
    Vou postar agora mesmo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Minha querida, muito obrigada pelas visitas, comentários e, principalmente, pelo carinho.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  27. Oii, querida.

    Vc fez o que podia ...acho q até mais do que dava.

    Não é ridículo chorar pelos bichinhos...só demonstra q vc gosta deles.Pq vc é do bem!!!

    Bom findi

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  28. Nossa ká nunca conheci de tão perto alguém como vc, fiquei tão triste pelos bichinhos, mas feliz tb por existir pessoas como vc, boas de verdade!
    ... agora vou enxugar minhas lágrimas snif snif!
    xau su!

    ResponderExcluir

Comentários